Vários refugiados afegãos chegaram ao aeroporto de Narita, na província de Chiba, na noite de domingo (12).
Esse é o primeiro grupo confirmado de pessoas do Afeganistão a se refugiarem no Japão após o retorno do Talibã ao poder em meados de agosto.
Os evacuados estavam entre cerca de 10 afegãos que entraram no vizinho Paquistão por terra na semana passada. Os quatro eram um funcionário da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Afeganistão e seus familiares, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.
Os afegãos chegaram via Doha no Qatar, disseram fontes diplomáticas antes, acrescentando que acertos estavam sendo feitos para que o restante do grupo seguisse para o Japão futuramente.
As Forças de Autodefesa do Japão foram despachadas à região para evacuar cerca de 500 pessoas que queriam deixar o Afeganistão.
Até o fim da missão de evacuação em 31 de agosto, as Forças de Aurodefesa haviam evacuado apenas 1 japonês, assim como 14 afegãos a pedido dos EUA.
O governo japonês instalou um escritório temporário de sua embaixada de Cabul no Qatar em 1º de setembro que deve ser responsável pelo suporte de evacuação.
Fonte: News and Culture