O anúncio de estender o período da paralisação temporária das duas montadoras – Subaru e Daihatsu – foi feito na segunda-feira (6).
A Daihatsu informou que estenderá o período de suspensão temporária da produção em 2 das 4 plantas do país. Na fábrica da matriz, em Ikeda (Osaka), serão 5 dias, entre 13 e 17 deste mês. Na de Nakatsu (Oita) serão 2 dias, 13 e 14. Na planta de Ryuo (Shiga) não terá aumento de paralisação.
Com essas paralisações a produção de cerca de 5 mil veículos será afetada. No mês passado a Daihatsu informou que a suspensão da produção em agosto e setembro afetaria cerca de 30 a 40 mil veículos.
Subaru: mais 5 dias
Pelo mesmo motivo da Daihatsu, a escassez de peças que deveriam vir das fabricantes do sudeste asiático, afeta também outra montadora.
A Subaru vai suspender a operação de três fábricas, incluindo a principal em Ota (Gunma), de 13 a 17 deste mês. O número de dias de suspensão em setembro será aumentado dos 4 já anunciados para 9 dias. O número de veículos afetados não foi divulgado.
Fontes: Response e Asahi