Montadoras japonesas estão cada vez mais introduzindo recursos melhorados de segurança a veículos leves (kei jidosha) que eram limitados amplamente a outros veículos.
A demanda por veículos leves com sistemas de prevenção de colisão e equipamento de alerta de saída de faixa está em alta, após um aumento nos acidentes de tráfego causados por motoristas idosos.
Enquanto funções de segurança em veículos leves devem ser melhoradas ainda mais graças a uma evolução da tecnologia de condução autônoma, montadoras enfrentam a questão de como manter os preços baixos, uma razão principal para a popularidade dos kei jidosha.
De acordo com a Associação de Motocicletas e Veículos Leves do Japão, 95,4% de todos os kei jidosha vendidos no ano fiscal de 2020 tinham sistemas de freio automático alta dos 54,1% no ano fiscal de 2014.
Como os veículos leves são um favorito firme principalmente entre as mulheres e idosos em áreas rurais como um carro do dia a dia, a demanda por recursos de segurança no mesmo nível daqueles em automóveis maiores está aumentando.
Entretanto, funções de segurança melhoradas levaram a um aumento nos preços.
De acordo com uma pesquisa de valores do ministério de assuntos internos, o preço médio de veículos leves em agosto situou-se a 1,577,000 ienes alta de 1,285,000 ienes em agosto de 2014.
Fonte: Jiji