A rede de supermercados e shopping centers Aeon anunciou na quinta-feira (14) que irá adquirir a Can Do, a terceira maior cadeia de lojas de 100 ienes.
Tem como objetivo adquirir 51% das ações da Can Do através do TOB* e aquisição de ações da gestora de ativos do fundador Kazuya Kido. À medida que os custos das matérias-primas e mão de obra aumentam, a Aeon pretende reforçar os recursos de desenvolvimento dos produtos de baixo custo da rede de produtos de ¥100.
O TOB será realizado em duas etapas, podendo que as ações adquiridas pela Aeon passem de 51%. No entanto, a Can Do planeja se manter na listagem na Primeira Seção da Bolsa de Valores de Tóquio, onde estão as grandes companhias.
Se 51% das ações forem adquiridas, o valor do investimento será de mais de 20 bilhões de ienes.
Repercussão imediata
A Can Do é a terceira maior rede de produtos de 100 ienes, com aproximadamente 1.140 lojas em todo o país, com vendas de 73 bilhões de ienes no ano fiscal fechado em novembro de 2020. Tem pontos fortes em produtos diversos que usam personagens populares e há lojas em frente às principais estações do centro das cidades.
Na rede social Twitter a hashtag #CanDo entrou na lista das tendências, pois a repercussão de transformá-la em subsidiária foi imediata. A preocupação dos internautas é que as lojas da Daiso e Seria desapareçam dos shopping centers da rede Aeon.
O que é TOB
*TOB é o acrônimo de Take Over Bid, o que significa uma oferta pública de aquisição. É uma ação corporativa em que uma empresa faz uma oferta para comprar outra. A empresa adquirente geralmente oferece dinheiro, ações ou uma combinação de ambos para o alvo.
Fontes: Chunichi e Nikkei