A maior feira anual de eletrônicos do Japão envolvendo mais de 300 companhias abriu nesta terça-feira (19) com destaque para tecnologias de ponta designadas a atingir neutralidade de carbono.
Como no ano passado, organizadores decidiram realizar a Exibição Combinada de Tecnologias Avançadas (CEATEC) online como precaução contra o coronavírus. O evento, que vai até a sexta-feira (22) sob o tema “Rumo à Sociedade 5.0 com o Novo Normal”, está acessível para o público com pré-registro.
Baterias recarregáveis para armazenar energia renovável e tecnologias de reciclagem de carbono estão entre os produtos exibidos que podem ajudar o Japão e outros países a alcançarem a meta de zero emissão de carbono nas próximas várias décadas.
O conceito de Sociedade 5.0 para incorporar tecnologias inovadoras como inteligência artificial e robôs na sociedade foram promovidos por indústrias japonesas e o governo.
As pessoas podem fazer as buscas no site da CEATEC por companhia pelo nome ou tópico, e visitar suas páginas. As empresas enviaram vídeos explicando sobre seus produtos e se comunicam com os visitantes via chat ou email.
Os organizadores, inicialmente, haviam planejado realizar a CEATEC deste ano na forma virtual e física no centro de convenções na província de Chiba onde ela costuma ser organizada. Entretanto, o formato foi alterado em junho em meio a um ressurgimento dos casos de coronavírus.
A Associação do Japão de Eletrônicos e Indústrias da Tecnologia da Informação, uma das organizadoras, disse que 314 companhias e instituições, incluindo 85 do exterior, se inscreveram para fazer parte do evento, e cerca de 150 mil visitantes online são esperados.
Fonte: News and Culture