Especialistas alertam sobre possível surto de influenza no Japão

Publicado em 11 de outubro de 2021, em Sociedade

Em setembro, a Associação Japonesa para Doenças Infecciosas emitiu uma recomendação para que as pessoas se vacinassem contra influenza.

Especialistas recomendam vacinação contra influenza (ilustrativa/banco de imagens)

Especialistas em doenças infecciosas no Japão estão pedindo às pessoas que considerem se vacinar contra influenza, alertando sobre um possível surto nessa estação ao contrário da passada.

Publicidade

As vacinações contra influenza em todo o país começaram neste mês. Entretanto, até agora, poucos casos de influenza foram registrados nesta estação, como na outra, quando o país não vivenciou um surto de influenza em meio à pandemia de Covid-19.

O ministério da saúde coleta e publica dados sobre os números de pacientes de influenza reportados por cerca de 5 mil hospitais a nível nacional do outono a primavera todos os anos.

A pesquisa desta estação, que começou em 6 de setembro, descobriu apenas 9 pacientes desde 3 de outubro, não apresentando nenhum sinal de um surto.

Em outros lugares no mundo, entretanto, um surto de influenza foi confirmado no verão em países incluindo Bangladesh e Índia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Em setembro, a Associação Japonesa para Doenças Infecciosas emitiu uma recomendação para que as pessoas se vacinassem contra influenza.

A associação apontou que o Japão não vivenciou um surto de influenza na estação passada porque as pessoas tomaram precauções contra infecções em meio à pandemia de Covid-19, incluindo o uso de máscara.

Contudo, para esta estação, a associação manifestou preocupações de que vírus da influenza pode se espalhar globalmente se viagens entre fronteiras forem retomadas.

Norio Sugaya, médico no Hospital Keiyu, sediado em Yokohama (Kanagawa), que ajudou a associação a emitir a recomendação, disse que “a imunidade contra vírus diminui sem um surto”.

Ele citou que o vírus sincicial respiratório, que causa pneumonia em crianças, se espalhou amplamente no Japão neste verão após o país não ter registrado surto do vírus no ano passado.

“Uma 6ª onda de Covid-19 e um surto de influenza podem ocorrer ao mesmo tempo”, alertou Sugaya.

Sugaya disse que os sintomas da Covid-19 e da influenza são similares. “O sistema médico deve ficar sobrecarregado se um surto de influenza ocorrer”, disse ele.

“Principalmente os idosos, crianças e grávidas devem considerar a vacinação”, contra a influenza, disse ele.

O ministério da saúde está pedindo às pessoas que tenham um intervalo de pelo menos 2 semanas entre as vacinações contra Covid-19 e influenza.

As pessoas não podem receber as duas vacinas ao mesmo tempo, disse.

Fonte: Japan Times

Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken