De acordo com a Guarda Costeira do Japão, às 8h05 de domingo (10), entrou uma chamada pelo 119 dizendo “estou no SUP e fui levado pelo vento, não consigo voltar”.
Ele estava a cerca de 2km ao norte do Porto de Pesca de Koizu, cidade de Izumo (Shimane). Equipes de resgate da guarda costeira, bombeiros e policiais foram socorrer o homem, de barco.
Às 8h51, o homem residente em Izumo, de 35, foi levado à terra firme, sem nenhuma lesão.
Outro caso em Kanagawa
Por volta das 15h55 de sábado (9), a Guarda Costeira de Kanagawa foi chamada pelo 118, pedindo socorro porque “fomos arrastadas para mar adentro”, disse a instrutora de ioga sobre SUP.
A instrutora, 50, informou que estavam na costa do Porto de Pesca de Chigasaki, cidade homônima (Kanagawa).
A Guarda Costeira de Shonan saiu para o resgate, mas a instrutora e suas 4 alunas foram socorridas por um barqueiro que passava pelo local, por volta das 16h. Ninguém se feriu.
Estavam a 500 metros da costa, levadas pela correnteza, sendo que praticavam ioga e meditação nas imediações do Cabo Headland, praia Southern Chigasaki.
“Os instrutores devem administrar cuidadosamente a segurança dos alunos”, advertiu a Guarda Costeira de Shonan.
O que é SUP
SUP é acrônimo de Stand Up Paddle. É um esporte de origem havaiana praticado sobre uma espécie de prancha, cujos praticantes podem usar remo, deslizar sobre as águas doce e salgada, praticar ioga ou fazer algo como surfe. Tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que gostam do contato com a natureza.
Fontes: Kanagawa Shimbun e FNN