Um painel do Ministério da Saúde concordou na quinta-feira (28) em oferecer reforço de vacina contra Covid-19 a qualquer um que já tenha recebido duas doses.
Inicialmente, o Japão havia considerado oferecer as doses de reforço a profissionais da saúde de linha de frente e outros que precisam de prioridade.
Entretanto, membros do painel concordaram que todas as pessoas que desejam receber as doses de reforço deveriam ter acesso a elas, disseram funcionários.
O primeiro-ministro Fumio Kishida disse que o governo está planejando iniciar a administração de doses de reforço em dezembro e que e bancará os custos.
No mês passado, o ministério da saúde decidiu oferecer as doses de reforço às pessoas cuja segunda dose foi tomada há pelo menos 8 meses, citando estudos os quais mostram que anticorpos que protegem contra a doença diminuem com o tempo.
O programa de vacinação do Japão começou em fevereiro deste ano entre o pessoal da área médica antes de expandir àqueles com idade igual ou superior a 65 anos, seguidos por indivíduos com condições de saúde subjacentes e finalmente a população em geral.
Fonte: Japan Times