O Japão se tornará o 3º maior fornecedor de doses de vacina contra Covid-19, com doações para 20 países e regiões devendo chegar a 30 milhões após um próximo envio planejado a Taiwan, disse o ministro de relações exteriores nesta terça-feira (26).
Doses produzidas nacionalmente da vacina da AstraZeneca vêm sendo doadas pelo Japão a outros países e regiões que precisam delas. Um adicional de 300 mil doses devem ser entregues a Taiwan na quarta-feira (27), totalizando 4,2 milhões.
O Vietnã e a Indonésia, que têm relações próximas com o Japão, também estão entre os beneficiários, cada um tendo recebido 4 milhões de doses.
O ex-primeiro-ministro Yoshihide Suga prometeu em junho doar 30 milhões de doses. O Japão tem visto seus casos diários confirmados de Covid-19 diminuírem de forma acentuada em conjunto com altas taxas de vacinação.
“Esperamos que o fornecimento de vacinas do Japão ajude a prevenir mais propagação de infecções por coronavírus”, disse o Ministro de Relações Exteriores Toshimitsu Motegi em uma coletiva de imprensa.
Com acesso igualitário a vacinas contra Covid-19 sendo um desafio, nações desenvolvidas com amplos fornecimentos estão oferecendo doses a outros países. Os EUA e a China vêm reforçando tal diplomacia de vacinas.
Fonte: News and Culture