A cidade de Izumo (Shimane) está considerando servir mandioca na merenda escolar.
Essa raiz tuberosa, popular no Brasil, está sendo cultivada, desde o ano passado, por um grupo de brasileiros e japoneses da cidade.
De acordo com o Conselho de Educação da Cidade de Izumo, são mais de 3,6 mil brasileiros residentes. Para que as 17 mil pessoas que se servem da merenda – alunos e professores – da rede de ensino, possam se familiarizar com os verde amarelos, pensa-se em incluir a mandioca se uma quantia suficiente puder ser assegurada pela colheita em grande escala no próximo mês.
Assim, a raiz tuberosa poderá entrar no cardápio do almoço de janeiro do próximo ano. O Conselho de Educação está estudando o tempero e a textura para servir de forma saborosa às crianças que nunca provaram a mandioca. Será servida em cerca de 8 mil refeições nos jardins de infância e escolas primária e ginasial, no total de 36 instituições.
A Divisão de Merenda Escolar do Conselho Municipal de Educação de Izumo afirma: “Queremos aprofundar a compreensão dos brasileiros que vivem na mesma cidade por meio da alimentação para a realização de uma sociedade multicultural”.
Fonte: NHK