Um comitê de especialistas da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA – FDA votou para recomendar a vacina contra coronavírus produzida pela Pfizer-BioNTech para crianças de 5 a 11 anos.
Membros do Comitê de Aconselhamento de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da FDA discutiram na terça-feira (26) um pedido para alterar a autorização de uso de emergência da vacina para incluir o grupo etário mais jovem.
Eles tiveram como referência a informação fornecida pela Pfizer a partir de seu ensaio clínico envolvendo mais de 2,2 mil crianças. A companhia diz que a eficácia da vacina contra a Covid-19 foi de 90,7% para elas por pelo menos 7 dias após a segunda dose e que os resultados não mostram preocupações de segurança a curto prazo após a vacinação.
A FDA manifestou sua opinião na reunião de que o risco de hospitalização associada à Covid-19 é maior do que aquele de eventos adversos após a vacinação, baseada na análise de vários pressupostos para o grupo etário.
Os membros do comitê votaram majoritariamente para uma conclusão de que os benefícios de vacinar crianças de 5 a 11 anos supera os riscos.
Após os resultados, a FDA deve autorizar a expansão do uso de emergência em breve. Então, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA – CDC tomarão uma decisão final se recomendarão as doses já no início de novembro após um exame pelo seu painel de aconselhamento.
Fonte: NHK