Pesquisador americano nascido japonês ganha Prêmio Nobel de Física

O vencedor do Prêmio Nobel de Física é um pesquisador que nasceu e se formou no Japão e depois obteve cidadania americana.

Entrevista para a ANN, de sua residência em New Jersey, EUA, na terça-feira

O pesquisador sênior da Universidade de Princeton, Estados Unidos, Shukuro Manabe, 90, meteorologista, disse para a ANN que “levei um susto. Não imaginava nem em sonho que ganharia esse prêmio”, se referindo ao Prêmio Nobel de Física.

Publicidade

“O Prêmio Nobel até agora era para a própria física (espaço e partículas elementares), até agora. Foi uma grande surpresa obtê-lo com o tema da mudança climática”, explicou o pesquisador.

Em 2018, a Real Academia Sueca de Ciências concedeu a Manabe o Prêmio Crafoord, para pesquisadores que contribuíram para outras ciências não premiadas no Nobel.

Manabe também disse em uma coletiva de imprensa realizada na Universidade de Princeton que não poderia se dedicar 100% à pesquisa sem o apoio de sua esposa. Agradeceu a ela, Nobuko, de 80 anos. 

Carreira de pesquisador nos EUA

Nascido em Ehime, Japão, em 1931, Manabe se mudou para os Estados Unidos em 1958 depois de obter o seu diploma de PhD pela Universidade de Tóquio. 

Na segunda metade da década de 1960, anunciou os resultados de suas pesquisas sobre a relação entre a atmosfera e a temperatura, fazendo uso de computadores de alta velocidade. “Foi um estudo que captou a essência e foi meu ponto de partida. É um tratado semelhante a um home run”, lembra ele.

Sobre sua vida de quase 70 anos de pesquisa, disse que “não tive o que se pode dizer de sacrifício ou grande dificuldade”. Para ele “a verdadeira emoção da pesquisa é a curiosidade” e que foi “divertido e inevitável” com suas pesquisas ao longo de décadas.

Sei que jovens pesquisadores japoneses estão em um ambiente hostil. “Antes, nunca imaginei que o problema do aquecimento global fosse tão grande. Eu tinha curiosidade sobre as questões climáticas e sou absorvido por elas há 60 anos. É importante fazer isso”, disse o meteorologista.

Fontes: ANN, Yomiuri e Tokyo Shimbun  

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rede Skylark abandonará uso de talheres de plástico

Publicado em 6 de outubro de 2021, em Sociedade

A Skylark planeja começar a implementar talheres de madeira gradualmente para refeições takeout e entrega a partir de janeiro.

Operadora da Gusto e Jonathan’s deixará de usar talheres de plástico (NHK)

A maior rede de restaurantes da família, a Skylark Holdings, disse que planeja parar de oferecer talheres de plástico a partir do ano que vem como parte de um esforço para se tornar mais sustentável.

Publicidade

A operadora das marcas incluindo Gusto e Jonathan’s tem mais de 3 mil estabelecimentos a nível nacional. Ela diz que planeja começar a implementar talheres de madeira gradualmente para refeições takeout e para entrega a partir de janeiro.

Segundo a Skylark, só essa mudança cortará o uso de plástico no próximo ano em 86 toneladas dos níveis de 2020.

Os executivos da rede dizem que eles também poderão mudar para embalagens de papel para takeout.

A meta é reduzir à metade a quantidade de plástico usado até o ano 2026, comparado com o nível de 2020.

A decisão pode ser motivada em parte por uma nova lei que visa grandes usuários de itens de plástico. A lei promulgada em junho exige que as empresas elaborem maneiras para redução.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!