O Grupo Sony anunciou na quinta-feira (28) que está considerando a cooperação e investimento na construção e operação da nova indústria para a expansão da taiwanesa TSMC, a fabricante líder mundial de semicondutores, no Japão.
Espera-se que seja construída na área adjacente à sua fábrica de sensores de imagem de semicondutores de sua subsidiária na cidade de Kikuyo (Kumamoto). Ao atrair capital estrangeiro dos setores público e privado, o objetivo é levar a compras estáveis de semicondutores, os quais estão escassos em todo o mundo.
O vice-presidente Hiroki Totoki disse em uma coletiva de imprensa realizada online: “Estamos considerando usar nosso know-how no gerenciamento da fábrica de semicondutores para cooperar no lançamento dessa nova indústria”.
Explicou que está trabalhando com a TSMC e com o METI-Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, nos detalhes. Disse também que está discutindo amplamente as medidas de apoio, como investir em uma nova empresa que será responsável pela produção, mas não foi específico.
O Grupo Sony adquire a maioria dos semicondutores de outras empresas, os quais são usados em sensores de imagem. Com o progresso da digitalização, o fornecimento e a demanda de semicondutores estão apertados em todo o mundo. Totoki explicou que “a aquisição estável é uma questão comercial importante”, por isso, “é de grande importância” aprofundar a cooperação com a TSMC.
A TSMC planeja iniciar a operação da nova fábrica em 2024. A Denso, uma grande empresa de peças do grupo Toyota Motor, também está considerando participar.
Fonte: Nishi Nippon Shimbun