A Guarda Costeira do Japão confirmou a presença do navio norte-coreano na área de Yamatotai na costa da Península de Noto (NHK)
A rede NHK soube que no fim de junho um navio norte-coreano armado com míssil terra-ar portátil foi visto na zona de pesca do arquipélago japonês, na costa do Mar do Japão.
Publicidade
Fontes disseram à NHK que a Guarda Costeira do Japão confirmou a presença do navio oficial norte-coreano na área de Yamatotai ao largo da costa da Península de Noto (Ishikawa).
As fontes dizem que o míssil era do mesmo tipo do SA-16, que foi desenvolvido pela ex-União Soviética. Ele teria uma amplitude de 4,5Km.
Elas dizem que essa foi a primeira vez que um navio norte-coreano armado com míssil foi confirmado na área de Yamatotai.
Em 2001, um navio espião norte-coreano armado com míssil afundou após trocar tiros com uma embarcação de patrulha da Guarda Costeira do Japão ao largo de Amami-Oshima, no Mar do Leste da China.
A área de Yamatotai fica na zona econômica exclusiva do Japão e é um dos maiores bancos de pesca da nação.
Barcos japoneses pesqueiros operam há muito tempo na área, capturando lulas e outros produtos marinhos. Mas a pesca ilegal por embarcações estrangeiras, incluindo algumas da Coreia do Norte e da China, tornou-se um problema nos últimos anos.
A Guarda Costeira do Japão elevou seu nível de alerta para garantir a segurança de barcos pesqueiros japoneses que operam na área. Ela envia constantemente embarcações de patrulha para lidar com navios suspeitos e analisa as mais recentes intenções da Coreia do Norte.
Fonte: NHK