A montadora japonesa Toyota Motor ultrapassou a General Motors – GM em vendas nos EUA nos primeiros 9 meses de 2021, visto que a fabricante de veículos de Detroit lutou contra problemas originários da escassez de chips.
Durante os primeiros 9 meses do ano a Toyota vendeu 1,86 milhão de veículos comparados com o 1,78 milhão da GM, mostraram dados divulgados em 1º de outubro.
A montadora norte-americana foi a maior vendedora de veículos nos EUA desde 1931, quando foi ultrapassada pela Ford Motor, de acordo com dados da publicação da indústria Automotive News.
A GM foi duramente atingida pela crise de chips, mas disse que com início nesta semana a maioria de suas fábricas na América do Norte estariam funcionando com produção regular.
A General Motors disse que suas vendas de terceiro trimestre nos EUA caíram cerca de 33% para 446.997 veículos, seu pior trimestre de vendas em mais de uma década, de acordo com a Automotive News. As vendas da GM aumentaram 0,1% pela primeira vez em 9 meses.
A Toyota, a maior montadora do mundo em volume, disse que suas vendas nos EUA aumentaram 1,4% para 566.005 no trimestre e aumentaram 27,9% nos primeiros 9 meses.
Um porta-voz da Toyota disse que os números de vendas nos EUA em 2021 foram peculiares devido ao problema da falta chips e a montadora enfatizou que nunca havia focado em ser a número 1 em termos de vendas.
Chips são usados em carros para seus sistemas de infoentretenimento, enquanto a pandemia alimentou demanda por eles porque mais pessoas trabalham de casa e dependem de smartphones e outros eletrônicos.
Fonte: Yomiuri