A Yanmar, com sede na cidade de Osaka (província homônima), anunciou na quarta-feira (13) que desenvolveu um sistema de célula de combustível que gera eletricidade com hidrogênio e conseguiu operar uma lancha no mar.
É caracterizada por não emitir dióxido de carbono (CO2), causador do aquecimento global, durante a navegação. Informou que é raro no Japão realizar uma navegação de cerca de 3 horas com embarcação movida a hidrogênio.
A fabricante visa a Expo 2025, a ser realizada em Osaka, a qual irá disseminar a tecnologia da descarbonização. Pretende vender o seu sistema de células de combustível limpo para navios de médio porte de cerca de 500 toneladas, como também de turismo e balsas de curta distância.
A lancha mostrada para a imprensa é uma de recreação, da própria Yanmar, com comprimento total de cerca de 12 metros, peso de cerca de 8 toneladas, modificada, equipada com duas unidades de células de combustível desenvolvidas pela Toyota Motor Corporation. Gera eletricidade ao reagir com oxigênio e hidrogênio no ar e descarrega apenas água durante a navegação.
No experimento de demonstração conduzido na Baía de Osaka, o tanque de combustível a bordo foi abastecido com hidrogênio a 700atm e navegou ao redor de Yumeshima, o local da Expo. Foi confirmado que pode operar por até cerca de 3 horas.
Observa-se que 1atm corresponde a 101.325Pa.
Fonte: Yomiuri