A prefeitura da cidade de Zushi (Kanagawa) informou que um ex-empresário japonês, 渡辺利三, 72 anos, residente nos Estados Unidos, fez uma doação de 1 bilhão de ienes, em retribuição à sua cidade natal.
A condição é de que essa quantia seja aplicada a bolsas de estudo para os jovens que visam se tornar um líder globalizado e também os das famílias monoparentais que queiram cursar uma universidade mas não têm recursos financeiros e sem a necessidade de reembolsar para a cidade.
Segundo a prefeitura, quando esse empreendedor já aposentado era criança seu pai faleceu. Para poder fazer o curso na Universidade Keio, uma das mais famosas do país, se beneficiou de uma bolsa de estudos da cidade.
Mora no Estados Unidos, mas nunca se esqueceu da cidade natal
Depois de formado, ingressou em uma empresa estrangeira, e mais tarde, criou a sua própria de educação e consultoria empresarial, com a qual fez sucesso.
Em retribuição ao benefício na ocasião, e por ter conseguido se formar graças a isso e com base na sua própria experiência, aos 57 anos criou uma fundação educacional nos nos Estados Unidos e na Islândia para dar suporte aos jovens que estudam no exterior.
No começo deste ano manifestou seu desejo à prefeitura da sua cidade natal, a qual estabeleceu uma fundação para gestão desse montante de doação. O oferecimento das bolsas de estudo começará no próximo ano fiscal.
Fontes: Asahi e NHK