Um hospital no Japão “acidentalmente” usou água tratada destinada aos banheiros para beber por cerca de 30 anos, de acordo com uma reportagem do jornal Yomiuri.
O incidente veio à tona em outubro deste ano, levando a um pedido de desculpas do pesquisador da Universidade de Osaka e do vice-presidente do hospital Kazuhiko Nakatani.
De acordo com o Yomiuri, o hospital fica na Universidade de Osaka, sendo que seu prédio é anexo à faculdade de medicina.
A água estava fluindo para cerca de 120 torneiras, a qual era usada para beber, lavar as mãos e fazer gargarejo. A falha aconteceu devido a um erro ao conectar os canos quando o hospital foi construído em 1993.
Segundo a reportagem do Yomiuri, ninguém apontou ou mesmo percebeu o problema até a gestão do hospital iniciar a construção de uma nova planta de tratamento. O problema da água de risco foi descoberto durante uma inspeção do novo prédio.
A universidade está investigando o problema e disse que a qualidade da água está sendo verificada e que nenhum perigo à saúde foi confirmado.
Registros da água sendo inspecionada para cor, sabor e odor toda semana estão disponíveis desde 2014. Entretanto, não houve problemas desde então.
Nakatani emitiu um pedido de desculpas em uma coletiva de imprensa recentemente. “Lamento que o hospital universitário que oferece cuidado médico avançado tenha causado preocupação”.
Fonte: Hindustan Times