Morte de cão por ‘controle do vírus’ causa indignação na China

Imagens de uma webcam mostraram o cão recuando quando era agredido por funcionários da comunidade com um pé de cabra.

O cão da raça corgi foi morto por funcionários da saúde da comunidade (ilustrativa/banco de imagens)

A alegada morte de um cão cujos donos estavam sob quarentena espalhou indignação na China, iniciando uma enxurrada de discussões sobre bem-estar animal enquanto o país luta contra uma nova onda de infecções por Covid-19.

Publicidade

Esse é o mais recente em uma série de incidentes envolvendo maus-tratos contra animais em meio ao coronavírus, e também espalhou discussões sobre o que é aceitável na prevenção da epidemia.

Em uma postagem na Weibo, plataforma de mídia social chinesa, uma mulher na cidade de Shangrao, província de Jiangxi, disse que ela havia sido colocada sob quarentena na noite de quinta-feira (11) após um caso de Covid-19 ter sido detectado no seu bairro.

Incapaz de levar seu cão da raça corgi junto com ela, a mulher, que se identificou apenas como Fu, deixou o pet em casa com um bilhete na porta dizendo aos funcionários da saúde que iam fazer a higienização de seu apartamento que o cachorro estava na coleira e que o deixassem ficar lá.

Mas na tarde de sexta-feira (12), funcionários da saúde usando roupas de proteção invadiram seu apartamento portando o que parecia ser um pé de cabra para tirar o cão, mas ele resistiu.

Imagens de uma webcam mostraram o cão se escondendo no canto sob uma mesa, a qual os funcionários removeram para ter acesso a ele.

Fu assistiu a tudo pela webcam quando eles bateram várias vezes no cão com o pé de cabra, apesar de seus apelos através da função de comunicação da câmera. Eles disseram à ela que implorar seria fútil porque um superior havia os encarregado para “resolver” o problema em relação ao cão.

Fu disse que o corpo de seu cão foi colocado em um saco plástico amarelo e levado embora.

Até sábado (13) a postagem havia sido visualizada mais de 50 milhões de vezes, com mais de 118 mil compartilhamentos, mas ela não podia ser mais buscada na Weibo e não estava mais no ar na segunda-feira (15).

Apesar das tentativas de censores em “apagar” o incidente da Internet, o caso ganhou novo fôlego após responsáveis locais terem respondido ao caso no sábado.

O grupo de controle de vírus da Comunidade de Xishi do Distrito de Xinzhou disse que os funcionários envolvidos haviam sido removidos de seus cargos e pediram desculpas a Fu, que “manifestou compreensão” da situação.

“Antes dos funcionários no local terem se comunicado suficientemente com Fu, eles conduziram o descarte inofensivo do cão de estimação”, disse o grupo em uma declaração postada em suas contas de mídia social oficiais.

O uso do termo “descarte inofensivo” espalhou ainda mais indignação, com muitos sustentando isso como um outro caso de responsáveis tendo reações exageradas e indo além das possibilidades na busca de Covid-19 zero.

Imagens da Weibo (Straits Times)

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: 10 mil australianos buscam compensação por efeitos colaterais de vacina

Publicado em 16 de novembro de 2021, em Notícias do Mundo

Os efeitos colaterais reportados com mais frequência incluem inchaço no braço, dor de cabeça, febre e calafrios.

Braço inchado e vermelho após vacinação (ilustrativa/banco de imagens)

O governo da Austrália pode enfrentar uma conta de mais de AU$50 milhões relacionada ao seu programa de vacinação contra Covid-19, visto que milhares de pessoas se registram para serem compensadas por problemas de saúde relacionados as suas inoculações, divulgou o jornal Sydney Morning Herald.

Publicidade

Mais de 10 mil pessoas se registraram em um programa do governo para serem compensadas por renda perdida após serem hospitalizadas por efeitos colaterais raros da vacina, divulgou o jornal, citando dados oficiais.

O valor da compensação inicia a AU$5 mil, significando que programa custaria pelo menos AU$50 milhões se cada queixa fosse aprovada.

A Administração de Produtos Terapêuticos da Austrália (TGA) recebeu mais de 79 mil relatos de efeitos adversos de 36,8 milhões de doses de vacina, de acordo com seu site.

Os efeitos colaterais reportados com mais frequência incluem inchaço no braço, dor de cabeça, febre e calafrios.

A TGA recebeu 288 relatos avaliados como sendo provavelmente inflamação do músculo cardíaco ligada à vacina da Pfizer, assim como 160 casos de rara coagulação sanguínea ligada ao imunizante da AstraZeneca.

Nove mortes foram ligadas ao programa de imunização, cuja maioria das pessoas tinha idade igual ou superior a 65 anos, de acordo com a TGA.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!