Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Outono: cuidado com picada de carrapato que pode matar

| Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Nessa estação do ano, quando as pessoas vão para o lazer outdoor, é preciso tomar cuidado com o carrapato, pois já tem um caso recente em Toyota.

Unigran Japan 2026
carrapato

Carrapato que causa infecção e pessoa infectada com erupções na pele (Wikimedia)

No outono as pessoas têm a tendência de saírem para passeios ao ar livre, como fazer caminhadas, montanhismo, acampamento e outros. Mas, nessa estação, é preciso tomar cuidado com os carrapatos que causam uma doença grave.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Em 29 de outubro deste ano, uma mulher na faixa dos 60 anos, entusiasta do montanhismo, foi picada por um inseto da família dos carrapatos, o ixodidae (madani em japonês). 

Ela teve uma infecção chamada de Rickettsia japonica, causa da febre maculosa japonesa, a qual pode levar o paciente à morte. Felizmente, no caso dessa montanhista, assim que apresentou sintomas foi ao médico e a infecção foi detectada logo, por isso, se salvou.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Sintomas

O diretor do Departamento de Biologia, Instituto Municipal de Saúde Pública de Aichi, Sato, explica: “É transmitida ao ser picada por um carrapato que tem um patógeno chamado rickettsia. Os sintomas como dor de cabeça, febre e erupção cutânea aparecem de 2 a 8 dias após a infecção”.

Quando o quadro se agrava pode levar à falência de múltiplos órgãos, por isso, é preciso ter cuidado.

Aumento de casos

Este ano a província de Aichi teve 4 casos de febre maculosa japonesa. O número vem aumentando em todo o país nos últimos anos, com 420 casos notificados no ano passado, o maior número de todos os tempos.

Até 17 de outubro deste ano foram confirmados 374 casos. Em outubro, foi relatada a morte de uma idosa, na faixa dos 80 anos, na província de Ehime.  

Como se prevenir

carrapato 1

Redução da exposição da pele com os cuidados adequados (Tokai TV)

Os carrapatos causadores têm pico de atividade do verão ao outono, e habitam nas florestas, gramados, matos e campos. Ele pica animais selvagens e humanos para sugar o sangue.

“Se quiser evitar ser picado por carrapatos, use mangas compridas com a bainha da camiseta ou camisa dentro da calça. As bainhas das pernas das calças devem ser colocadas dentro das meias ou botas. Use luvas, chapéu e enrole uma toalha em volta do pescoço. É importante reduzir a exposição da pele”, recomenda Sato.

Ele também diz que os repelentes são eficientes. Caso seja picado, recomenda-se procurar um hospital imediatamente.

Fontes: Tokai TV e NIID


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo