A produção de semicondutores de Taiwan deve aumentar em mais de um quarto neste ano para uma alta recorde, mostra nova estimativa, marcando o maior crescimento na última década enquanto fornecedores se apressam para abrandar uma escassez global de chips.
A produção crescerá 25,9% em 2021 para 4,1 trilhões de novos dólares taiwaneses (US$147 bilhões), de acordo com um novo relatório publicado neste mês pelo Centro de Estratégia Internacional, Indústria e Tecnologia (ISTI), um think tank do governo.
A produção deve continuar a expandir no próximo ano para NT$4,5 trilhões, conduzida amplamente por chips avançados, disse a ISTI. A Taiwan Semiconductor Manufactruing Co, a maior fabricante de chips por contrato do mundo, disse em 9 de novembro que construirá uma nova fábrica em Kaohsiung.
Contudo, fabricantes estão enfrentando dificuldades em acompanhar a demanda mesmo quando eles investem em nova capacidade e a escassez de chips deve continuar em 2022.
Preocupado com a possibilidade, o Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan realizou um seminário em conjunto com o Banco Mizuho em Taipei na quinta-feira (25) para encorajar investimento japonês na ilha. A maioria dos equipamentos de fabricação de chips e materiais usados em Taiwan vem do Japão.
Lora Ho, vice-presidente senior da TSMC para vendas na Europa e Ásia, pediu aos fornecedores japoneses que invistam em produção de gases e materiais líquidos para a indústria de semicondutores de Taiwan.
Fonte: Asia Nikkei