O supercomputador japonês Fugaku conquistou seu quarto título consecutivo como o mais rápido do mundo. Uma conferência internacional de especialistas anuncia os rankings mundiais para supercomputadores a cada 6 meses.
O Fugaku, desenvolvido pelo instituto de pesquisa RIKEN e a empresa de eletrônicos Fujitsu, assumiu o primeiro lugar em quatro categorias nos rankings mais recentes, que foram divulgados na segunda-feira (15).
Na categoria de velocidade computacional, o Fugaku atingiu mais de 440 quadrilhões de computações por segundo, cerca de 3 vezes mais rápido do que seu rival nos EUA, o qual ficou em segundo.
As outras três categorias são executadas em métodos computacionais para uso industrial, aplicações de inteligência artificial e análise de grande volume de dados.
O Fugaku preservou seu ranking de topo antes de iniciar pleno funcionamento em março.
Pesquisadores usaram a máquina japonesa para estudar a propagação de gotículas para medidas anticoronavírus e para prever chuvas localizadas e outros eventos climáticos.
Satoshi Matsuoka, diretor do Centro RIKEN para Ciência Computacional, disse que o Fugaku provou seu desempenho avançado novamente e ele espera que o supercomputador ajude a construir uma sociedade livre de carbono.
Fonte: NHK