No mercado de câmbio asiático de terça-feira (23), a taxa caiu temporariamente para o nível de 115 ienes por dólar.
A causa foi o anúncio da recondução de Jerome ‘Jay’ Powell para o segundo mandato à frente da Reserva Federal dos EUA, o banco central mais poderoso do mundo, o que causou incerteza no mercado financeiro.
Por isso, no mercado asiático o movimento para comprar dólares e vender a moeda japonesa se intensificou desde a manhã, chegando a cair até 115 ienes por dólar, pela primeira vez em 4 anos e 8 meses, desde março de 2017.
A recondução à presidência da Reserva Federal ampliou a visão de que os Estados Unidos caminham para um aumento das taxas no futuro, como o mercado esperava, levando a um movimento de compra do dólar.
Autoridades do mercado disseram: “O dólar está sendo comprado por causa da observação de que a inflação continuará nos Estados Unidos e o aumento da taxa será mais cedo do que o esperado.”
Pode-se esperar que a depreciação do iene tenha um efeito positivo sobre a economia japonesa em termos de exportações, mas, por outro lado, também levará à alta do preço de importação do petróleo bruto, que já se mantém elevado.
Fonte: NHK