O desconto nas datas em vermelho e no final de semana nas vias expressas no Japão, suspenso para evitar a disseminação do novo coronavírus, foi retomado no Dia da Cultura, quarta-feira (3), pela primeira vez em meio ano.
Para evitar o aumento da epidemia, as 5 empresas, incluindo a East Nippon Expressway e a Central Nippon Expressway, suspenderam o desconto do feriado e fim de semana a partir de 29 de abril, a pedido do MLIT-Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo com a intenção de suprimir o fluxo de pessoas.
Vale lembrar que esse desconto de cerca de 30% é válido para os veículos que possuem o sistema ETC – cobrança eletrônica – para passar pelo pedágio sem ter que parar o carro ou a motocicleta e que se dirigem às áreas do interior.
O período de suspensão foi prorrogado oito vezes em resposta a um estado de emergência, mas foi retomado pela primeira vez em cerca de meio ano a partir do Dia da Cultura, no dia 3.
Como se aplica aos deslocamentos para o interior do país, para os que trafegam nas áreas metropolitanas como as vias expressas Shuto e Keiyo não têm desconto.
Com a volta do desconto há uma expectativa de retorno do movimento de visitantes nos pontos turísticos.
Fontes: ANN e SUT TV