A atividade no setor de serviços do Japão cresceu no ritmo mais rápido em mais de 2 anos em novembro em um salto nas novas operações, sinalizando confiança mais forte do consumidor com a diminuição da pandemia de coronavírus.
A terceira maior economia do mundo ficou atrás de nações avançadas em sua recuperação do golpe da pandemia com restrições do coronavírus atrapalhando atividade por boa parte do ano.
O índice au Jibun Bank Japan Services Purchasing Managers (PMI) aumentou para um sazonalmente ajustado 53.0 em comparação aos 50.7 do mês anterior e uma estimativa avançada de 52.1.
Isso marcou o ritmo de expansão mais rápido desde agosto de 2019.
“Novos pedidos subiram pela primeira vez em janeiro de 2020, enquanto membros do painel citaram que a suspensão das medidas de emergência havia aumentado a confiança e vendas”, disse Usamah Bhatti, economista da IHS Markit, que compila a pesquisa.
Mais gastos para comer fora, estadas em hotéis e outros serviços provavelmente suportariam a economia do Japão, visto que a persistente escassez de chips global e preços em alta de matéria-prima colocam pressão sobre as fabricantes.
Fonte: Nippon