Atividade no setor de serviços do Japão expande no ritmo mais rápido em 2 anos

Isso marcou o ritmo de expansão mais rápido desde agosto de 2019.

Um restaurante de yakiniku no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

A atividade no setor de serviços do Japão cresceu no ritmo mais rápido em mais de 2 anos em novembro em um salto nas novas operações, sinalizando confiança mais forte do consumidor com a diminuição da pandemia de coronavírus.

Publicidade

A terceira maior economia do mundo ficou atrás de nações avançadas em sua recuperação do golpe da pandemia com restrições do coronavírus atrapalhando atividade por boa parte do ano.

O índice au Jibun Bank Japan Services Purchasing Managers (PMI) aumentou para um sazonalmente ajustado 53.0 em comparação aos 50.7 do mês anterior e uma estimativa avançada de 52.1.

Isso marcou o ritmo de expansão mais rápido desde agosto de 2019.

“Novos pedidos subiram pela primeira vez em janeiro de 2020, enquanto membros do painel citaram que a suspensão das medidas de emergência havia aumentado a confiança e vendas”, disse Usamah Bhatti, economista da IHS Markit, que compila a pesquisa.

Mais gastos para comer fora, estadas em hotéis e outros serviços provavelmente suportariam a economia do Japão, visto que a persistente escassez de chips global e preços em alta de matéria-prima colocam pressão sobre as fabricantes.

Fonte: Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 1 milhão de camarões morrem por infecção de vírus

Publicado em 3 de dezembro de 2021, em Economia

A viremia ainda não tem causa conhecida mas matou muitos camarões de uma carcinicultura no Japão.

Camarão-japonês (ANN)

A carcinicultura – criação de camarões em cativeiro – sob a gestão do Porto de Pesca de Miyakojima (Okinawa), amargou uma perda de cerca de 1,4 camarões-japoneses (クルマエビ), informou o Centro de Tecnologia Marinha e Pesqueira que esteve fazendo o levantamento no local, na quinta-feira (2).

Publicidade

A causa foi uma viremia aguda, o que causou danos de cerca de 100 milhões de ienes, pois o porto estaria movimentado pelo menos 30 toneladas para despacho desses camarões como presentes no final do ano, mas lamentavelmente, este ano, isso não será possível.

Essa variedade de camarão é muito usada na culinária, desde o sushi a pratos quentes, como tempurá e outros.

Sushi de camarão-japonês (Flickr)

A perda foi de 90% do cultivo, por causa do vírus chamado PAV, transmitida em crustáceos, mas ainda não se sabe a causa. O camarão tem o hábito de canibalismo e parece que se espalhou pela ingestão de outros camarões infectados. Esse vírus não afeta os seres humanos.

O professor Ikuo Hirono, da Universidade de Tecnologia e Ciência Marinha de Tóquio explica que “como os métodos de defesa e controle ainda não foram aperfeiçoados no mundo, a criação de camarões enfrenta o desafio do PAV”.  Ele analisa que pequenos camarões e caranguejos infectados devem ter entrado na carcinicultura, causando essa viremia.

O mistério permanece na rota da infecção.

Fontes: ANN e Ryukyu Shimpo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!