Coronavírus em Okinawa: se continuar nesse ritmo, aplicação das medidas especiais

Okinawa tem o maior índice de infecção do coronavírus do Japão e também é o segundo em número da variante ômicron.

Imagem ilustrativa de SARS-CoV-2 (Pixabay)

Na quinta-feira (30) a província de Okinawa teve 50 novos casos de infecção pelo coronavírus, o maior desde 30 de setembro. Nas bases americanas a soma foi de 45 testados positivo.

Publicidade

Desde a semana anterior, quando teve 33 testados positivo na véspera do Natal, os números têm sido de dois dígitos por dia, exceto na segunda-feira (27).

Além do contágio do coronavírus tradicional, a província já confirmou 20 casos de ômicron, cuja maioria (18) são funcionários japoneses que trabalham nas bases americanas Camp Hansen, em Kin, e também de Kadena, cidade homônima, os quais infectaram parentes e familiares. Mas há casos de disseminação comunitária, cujo índice chegou a 58% no norte de Okinawa.

Portão 1 do Camp Hansen, em Kin (FNN)

A epidemia aumentará no início do ano, e o índice de alerta da província pode atingir o nível 2 e 3 ou mais”, prevê Denny Tamaki, o governador, na quinta-feira. Além disso, expressou “acho que a infecção comunitária já começou”.

“Estou preocupado que, se a infecção continuar aumentando, terei que solicitar a aplicação das medidas prioritárias como prevenção da disseminação ao governo do país”, disse Tamaki.

Índice de infecção mais elevado do Japão

Até quarta-feira (29) o índice a cada 100 mil habitantes é de 10 em Okinawa, o mais elevado do país. Em segundo lugar está Gunma, com 6, enquanto a média nacional é de 1,3.

O governador apelou para a continuidade da implementação completa das medidas básicas de controle de infecção, como evitar aglomerações, manter distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

Reflexo imediato no turismo

Pelo fato de Okinawa apresentar um elevado número de pessoas testadas positivo para o coronavírus com a variante ômicron o turismo está sendo afetado

Na quarta-feira alguns hotéis da província informaram que começaram os cancelamentos de reservas por causa disso. A estimativa era uma taxa de ocupação de 80 a 90% dos leitos, mostrando recuperação, mas os cancelamentos na faixa dos 5%, no final e começo de ano, vão prejudicar os planos. 

Uma parte dos turistas está atenta à expansão da epidemia.

Se desencadear a 6.ª onda de infecção a campanha Go To Travel será suspensa, por isso, o setor de turismo de Okinawa pede que aperte ainda mais as medidas de fronteira do país, para que isso não aconteça.

Gráfico mostra o aumento nos últimos dias de dezembro (News Digest)

Fontes: Okinawa Times, Ryukyu Shimpo, FNN, Mainichi e News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: até 3 doses de vacina por ano poderiam ser necessárias para proteção

Publicado em 30 de dezembro de 2021, em Notícias do Mundo

Até agora, o vírus deu origem a 11 variantes, com a delta e a ômicron sendo as mais contagiosas.

Dose tripla anual de vacina contra Covid-19 poderia ser necessária para proteção, dizem especialistas australianos (banco de imagens)

Os australianos poderão ter que receber 2 ou mesmo 3 doses de vacina contra Covid-19 por ano para manter as defesas contra o vírus se resultados antecipados sobre eficácia de reforços se tornarem um guia útil.

Publicidade

Dados semanais publicados um pouco antes do Natal pela Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido mostram que a eficácia do reforço da Pfizer e da Moderna contra doença sintomática é menor para a ômicron do que para a variante delta em todos os períodos após a injeção.

Os dados do Reino Unido mostram que tanto o reforço da Pfizer quanto o da Moderna tiveram 90% de eficácia contra doenças sintomáticas em decorrência da delta até pelo menos 9 semanas.

Em contraste, a eficácia contra a cepa ômicron foi aproximadamente 30% menor, e pareceu diminuir ainda mais após 9 semanas.

Especialistas médicos na Austrália disseram que resultados além da base de dados de 12 semanas seriam necessários para ter uma visão a longo prazo.

Jaya Dantas, professor de saúde internacional na Universidade de Curtin, na Austrália, disse que ainda era cedo para a compreensão da eficácia das vacinações, mas “parece que pode haver a necessidade de doses de reforço regulares”.

“Você poderá precisar de reforços, talvez dois ou três ao ano”, disse Dantas, com os idosos tendo a maior probabilidade de estarem em linha com a dose tripla anual.

Até agora, o vírus deu origem a 11 variantes, com a delta e a ômicron sendo as mais contagiosas. Dez delas surgiram em nações em desenvolvimento do mundo.

Fonte: The Guardian

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!