Autoridades no Japão estão pedindo precaução em relação ao coronavírus enquanto a nação se prepara para as celebrações de Ano Novo. Os pedidos por cuidado ocorrem porque mais casos da variante ômicron foram confirmados em aeroportos e comunidades.
Trens e aviões estavam cheios de pessoas retornando as suas cidades natais para o feriado de Ano Novo. Na terça-feira (28), muitos funcionários do governo central e local encerraram seus trabalhos para o ano. Contudo, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que agora não é hora de ser complacente.
“Temos que ter consciência de que infecções comunitárias da variante ômicron poderiam ocorrer a um ritmo acelerado devido ao movimento das pessoas durante o feriado. Uma propagação explosiva é possível”, disse Koike.
Transmissão comunitária da variante foi detectada em 7 províncias. Especialistas alertam que uma rápida propagação da ômicron poderia colocar o sistema médico sob pressão, apesar de relatos globais sugerindo que a nova variante pode ser menos propensa a causar sintomas graves.
Fonte: NHK