A Embaixada dos Estados Unidos no Japão publicou um post de alerta no Twitter, em na segunda-feira (6), alertando seus cidadãos “sobre relatos de racial profiling pela polícia japonesa ao serem abordados”.
O termo racial profiling é a prática da polícia de pensar que as pessoas de determinada raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade se comportam de determinada maneira, principalmente que cometeram ou vão cometer crimes.
O post alerta “vários foram detidos, interrogados e revistados. Os cidadãos dos EUA devem portar documento de imigração e solicitar notificação consular se forem detidos”.
O secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, disse em uma entrevista coletiva que o interrogatório aos abordados pelos policiais são “para aqueles que cometeram ou têm um bom motivo para suspeitar que estão prestes a cometer um crime” e que “não é feito baseado na distinção da raça ou nacionalidade”.
Veja o post da embaixada americana.
The U.S. Embassy has received reports of foreigners stopped and searched by Japanese police in suspected racial profiling incidents. Several were detained, questioned, and searched. U.S. citizens should carry proof of immigration and request consular notification if detained. pic.twitter.com/a8BkAU7eCR
— U.S. Embassy Tokyo, ACS (@ACSTokyo) December 5, 2021
Fontes: Twitter, Bloomberg e Huffington Post