A Casa Branca confirmou que fará um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 na mais recente ação que ampliará a divergência em uma já tensa relação bilateral.
“A administração de Biden não enviará qualquer representação diplomática ou oficial aos jogos de Pequim, dados os atuais genocídio e crimes contra a humanidade da República Popular da China em Xinjiang e outros abusos de direitos humanos”, disse a secretária de imprensa Jen Psaki em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (6).
O anúncio ocorre dois meses antes do início dos jogos. Atletas americanos ainda deverão comparecer para competir nas olimpíadas, apesar da administração de Biden não enviar quaisquer representantes a Pequim.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, acusou Washington na segunda-feira de “badalar um boicote diplomático” sem mesmo ter sido convidado para os Jogos.
O boicote diplomático dos EUA ocorre em meio a tensões desenfreadas entre a China e muitos países ocidentais.
Ele foi levantado pela primeira vez por Joe Biden no mês passado quando a pressão cresceu no Congresso americano por suas preocupações com o registro de direitos humanos da China, incluindo o tratamento de uigures e outras minorias muçulmanas.
Fonte: The Guardian