Monte ícone do Japão (Wikimedia)
Na manhã de sexta-feira (3) ocorreu o terceiro terremoto na província de Yamanashi foi às 6h37, de intensidade máxima 5 fraca na cidade de Otsuki e abalos de 4 em cidades de Kanagawa.
Publicidade
Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o epicentro foi perto do Fujigoko (lago), na área leste da província. “Parece que não está diretamente relacionado às atividades do Monte Fuji”, explicou o representante em coletiva de imprensa.
“A área próxima ao epicentro do terremoto é um local onde houve colisão entre a placa do mar das Filipinas, no lado do mar, onde a Península de Izu está sobre ela, e a placa do lado da terra. É um lugar onde terremotos ocorreram repetidamente no passado. Não parece estar diretamente relacionado com as atividades do Monte Fuji“, explicou.
Além disso, como uma das atividades confirmadas quando o vulcanismo do Monte Fuji aumenta, acredita-se que sejam terremotos muito pequenos na escala denominados de profundos de baixa frequência, que ocorrem de 10 a 20km abaixo do solo no lado nordeste. Não houve alteração nesses dados de observação, nem antes e nem depois desse terremoto de hoje”, detalhou.
“O Monte Fuji fica a 30 ou 40km de distância do epicentro, por isso, não acredito que tenha relação direta”, disse, negando a possibilidade de erupção.
Fontes: ANN e NHK