Kishida expressa condolências pelas vítimas do desastre na Bahia

A Bahia enfrenta a pior chuva de dezembro, desde 1989, cuja máxima chegou a 769,8mm na cidade de Itamaraju. Dezenas de vidas perdidas e milhares de desabrigados.

Enchente na Bahia (NHK)

Na noite de terça-feira (28) o Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, expressou palavras de compaixão pelas vítimas e condolências às famílias enlutadas, pelo desastre causado pelas enchentes na Bahia.

Publicidade

Segundo a Agência Brasil, até terça-feira o número de mortes causadas pelas enchentes é de 21. O número de feridos chegou a 358 e o número de pessoas desabrigadas é de 34.163, enquanto o de desalojados soma 42.929.

Um total de 136 municípios do estado decretaram situação de emergência

Kishida na noite de terça-feira (NHK)

“As recentes inundações na parte nordeste do Brasil causaram perdas de muitas vidas preciosas em vários lugares e os danos às casas obrigaram muitas pessoas a evacuarem. Gostaríamos de expressar nossas mais profundas condolências às famílias enlutadas e também o sentimento de compaixão”, disse Kishida.

Oro pela rápida recuperação das vítimas e também para que as áreas afetadas se recuperem o mais rápido possível”, acrescentou.

Fontes: NHK e Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Primeiro cluster de ômicron do Japão

Publicado em 29 de dezembro de 2021, em Sociedade

Esse cluster de infecção com a variante ômicron foi na província de Osaka. Análise mostra característica diferente na variante.

SARS-CoV-2 (Pixabay)

O governo da província de Osaka informou, na terça-feira (28), sobre a ocorrência de um cluster de infecção do novo coronavírus com a variante ômicron

Publicidade

Foi em uma instituição de cuidado dos idosos, onde 5 pessoas – funcionários e internos – tiveram confirmação. Acredita-se que seja o primeiro cluster de infecção com essa variante no Japão. Todos apresentam sintomas leves.

Por causa desse cluster, os demais 10 funcionários e 50 idosos já passaram pelo teste para verificar se há novos testados positivo.

Mutação no vírus ômicron

Por outro lado, uma análise do Instituto de Saúde e Segurança de Osaka revelou que o vírus da variante ômicron, confirmado nos casos da província, tem características próprias, em todas as amostras analisadas até 26 deste mês.    

Segundo o instituto, tem uma característica não encontrada no vírus confirmada pela quarentena dos aeroportos, por isso, presume-se que a expansão desse vírus em Osaka seja provavelmente derivada de uma única variante.   

Até segunda-feira (27), na província de Osaka a soma foi de 19 casos de ômicron, sendo que 14 foram de infecção na comunidade, pois são pessoas que não viajaram para o exterior e a rota do contágio é desconhecida.

A informação genética dos vírus da ômicron de 12 das 14 análises mostra ocorrência de mutação nas proteínas, não vista nas amostras dos casos de passageiros nos aeroportos.

Fontes: Mainichi e Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!