Mulher em onsen de cidade em Oita (banco de imagens)
Banhos em águas termais (onsen) “têm o efeito de reduzir riscos de doenças específicas”, de acordo com um relatório provisório sobre estudos experimentais realizados pela Universidade de Kyushu e o governo municipal de Beppu (Oita) e outros, em relação a efeitos sobre imunidade de águas termais baseados em dados de 40 pessoas.
Publicidade
A universidade diz que tem a intenção de coletar dados de um total de 100 pessoas até a primavera de 2022 e publicar suas descobertas em documentos apresentados a jornais acadêmicos internacionais.
Um grupo de pesquisa formado por membros do Instituto Urbano da Universidade de Kyushu e médicos do Hospital de Beppu da Universidade de Kyushu levou sua atenção para a imensa variedade de tipos de bactérias que vivem dentro dos intestinos das pessoas.
Ao utilizar kits de teste que fazem uso de uma base de dados de 18 mil ambientes de bactérias dos intestinos dos japoneses, a equipe teria conseguido aplicar valores numéricos aos riscos de condições desenvolvidas facilmente.
No estudo experimental, para investigar quais tipos de bactérias aumentam e diminuem e de que maneira após a imersão em águas termais, a equipe coletou amostras de urina, sangue e fezes de 40 sujeitos de teste no primeiro dia. Os indivíduos, então, se banharam em onsens específicos diariamente, e após uma semana seus valores foram medidos novamente.
Os resultados mostraram que um grupo de homens que usou onsen simples entre os disponíveis em Beppu viram seus riscos de condições incluindo gota e síndrome do intestino irritável reduzirem em 10% ou mais.
Igualmente, o risco de doenças do fígado também teve queda em 10% ou mais para homens que se banharam em águas termais contendo enxofre. Mulheres que usaram onsen simples reduziram seus riscos de asma e obesidade em 10% ou mais.
Um grupo que se banhou em águas termais contendo carbonato hidrogenado e cloreto também viram seus riscos de uma gama de doenças caírem, mas nenhuma acima de 10%.
“Através de diferenças em tipo de onsen, gênero e duração do banho, conseguimos colocar valores numéricos claros em mudanças de bactérias intestinais específicas tendendo para cima ou para baixo. Se pudermos aumentar nossos dados ao exceder 100 casos, é muito provável que conquistaremos atenção internacional”, disse o professor de engenharia urbana, Shunsuke Managi, que lidera o instituto.
“Se pudermos provar medicamente os efeitos diferentes sobre saúde de cada um dos diferente tipos de onsen na cidade de Beppu, mais pessoas ficarão aqui por períodos extensos”, disse ele.
Fonte: Mainichi