Nova Zelândia proibirá fumo para a próxima geração

A idade legal para fumar aumentará a cada ano e preços subirão a fim de tornar a Nova Zelândia livre de cigarro até 2025.

Maço de cigarros (banco de imagens)

A Nova Zelândia anunciou que proibirá o fumo para a próxima geração, então aqueles que têm idade igual ou superior a 14 anos hoje nunca poderão legalmente comprar cigarro.

Publicidade

A nova lei significa que a idade legal para fumar aumentará todos os anos, para criar uma geração livre de cigarro de neozelandeses, disse a ministra da saúde associada Ayesha Verrall na quinta-feira (9).

“Esse é um dia histórico para a saúde de nossa população”, disse ela.

O governo anunciou o aumento da idade junto com outras medidas para tornar o fumo inacessível a fim de tentar atingir sua meta de tornar o país inteiro livre do cigarro dentro dos próximos 4 anos.

Outras medidas incluem reduzir a quantidade de nicotina em produtos do tabaco a níveis muito mínimos e diminuir o número de lojas onde o cigarro pode ser vendido legalmente. As novas leis não restringirão as vendas de vape.

Preocupações também foram levantadas em relação a um crescente mercado negro para cigarro. O governo reconheceu esse risco em seus documentos iniciais destacando as propostas.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Adeus à única escola brasileira de Nagano

Publicado em 9 de dezembro de 2021, em Educação

Com uma história de 19 anos na província, educando as crianças brasileiras, a escola encerrará seu ciclo.

Diretora e alunos do Colégio Logos (Shimin Times)

A única escola brasileira da província, o Colégio Logos, situado na cidade de Shiojiri (Nagano), está em fase de contagem regressiva para encerrar as atividades no final deste mês.

Publicidade

A diretora Soraya Kimiyo Komatsuzaki, 60 anos, tomou uma decisão difícil. Seus pais que moram no Brasil necessitam de cuidados, por isso, decidiu retornar à casa.

Ela veio educando em sua língua nativa os filhos das famílias brasileiras que vieram trabalhar na província, durante 19 anos.

A escola foi inaugurada em 2003. Já passaram por essa escola centenas de alunos. Atualmente estão matriculadas 17 crianças, das cidades de Matsumoto, Azumino, Shiojiri, Okaya, Tatsuno, Kamiina e Minowa. A diretora e sua irmã Shizue, de 52 anos, cuidam das aulas, das crianças e do transporte escolar. 

A única das 10 escolas de Nagano

De acordo com a Associação Internacional de Nagano, havia 10 escolas brasileiras na província, com cerca de 550 alunos, em 2008. Devido à crise econômica, os brasileiros voltaram à pátria ou se mudaram para outras províncias, e as escolas foram fechando uma após a outra. Nos 30 anos de presença verde amarela na província, a Logos se tornou a única instituição de ensino em português.

Clima de tristeza

As crianças que moram em Matsumoto e Azumino vão ser transferidas para as escolas japonesas. Outras famílias consideram se mudar para Gunma, Aichi ou Shizuoka, onde há escolas brasileiras.

Nicholas Shimada, 16 anos, é um desses que se mudará para Gunma com sua família. “Sinto porque a escola vai fechar”, lamentou.  

Para a diretora também é triste, segundo a matéria no jornal japonês. “Tem criança que me diz que quer continuar nesta escola. Sinto muito em não poder continuar”, falou, em lágrimas.  

Na aula do dia 28, ela disse: “Quero continuar torcendo pelas crianças mesmo depois de voltar ao Brasil. Quero agradecer a muitas pessoas que apoiaram a escola”.

Fonte: Shimin Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!