Panasonic reconhece excesso de trabalho do funcionário que se matou

A empresa reconheceu o erro e apresentou pedidos de desculpas à esposa enlutada.

Logotipo da empresa (KTV)

Em outubro de 2019, um homem, na época com 43 anos, o qual era gerente de seção do departamento de engenharia, na Panasonic de Toyama, situada na cidade de Tonami, cometeu suicídio devido às longas horas de trabalho, incluindo os deveres que levava para casa. 

Publicidade

Essas longas jornadas o levaram à depressão e cometeu suicídio. A empresa pediu desculpas à família enlutada e fez um acordo pagando uma indenização. A esposa enlutada e seu advogado revelaram isso em uma entrevista coletiva na cidade de Toyama na terça-feira (7).

Embora o Departamento da Inspeção das Normas Trabalhistas tenha reconhecido a depressão pelas longas jornadas de trabalho, as tarefas que levava para casa não foram incluídas.

Mais de 100 horas extras por mês

Por isso, a esposa enlutada solicitou para a Panasonic incluí-las. Como resultado de uma investigação independente dos registros do computador usado por ele, a Panasonic admitiu que ele teve longas horas extras, incluindo o que ainda levava para casa, passando de 100h por mês. Na segunda-feira (6) se desculpou com a esposa.  

Foi um caso incomum de reconhecimento por parte da empresa, pois normalmente é através do Departamento da Inspeção das Normas Trabalhistas.

A esposa tinha um bilhete deixado pelo falecido marido. “Estou cansado. Trabalho demais. Não perdoo a Panasonic. Transmita à mídia”, escreveu.

Em 2016, quando teve uma ocorrência parecida na empresa, o marido dizia para ela “aconteça o que acontecer, perder a vida jamais”. Por isso, ela declarou que “nunca pensei que isso fosse acontecer com meu marido”.

A esposa enlutada disse “espero que não surja mais nenhum caso assim”. Por outro lado, um representante da Panasonic declarou: “Nossas desculpas pela morte do funcionário, causada pela negligência da obrigação das considerações de segurança”. Também expressou que “continuaremos a fortalecer nossas medidas e a trabalhar diligentemente para prevenir a recorrência“.

Fontes: KTV e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Donki lança Smart TV que não tem canais de televisão

Publicado em 8 de dezembro de 2021, em Lançamentos

Se não assiste a programação da tevê japonesa, mas sim filmes, séries e YouTube, esse aparelho batizado de Smart TV de 42” e 24” é ideal.

Dispositivo que é tevê sem canais de televisão, exclusivo para programas online (divulgação)

A rede de lojas de desconto Don Quijote ou simplesmente Donki, anunciou o lançamento de aparelhos de tevê que não possuem canais das emissoras de televisão do Japão

Publicidade

São exclusivos para assistir os vídeos do YouTube, Netflix, Abema, Prime TV da Amazon e outros. Ou seja, é um dispositivo com sistema operacional Android, para assistir às programações online. Basta o dispositivo e uma rede de internet.

Controle remoto com botões alfanuméricos e direto para Netflix, YouTube e outros (divulgação)

A marca é a sua própria, chamada Jonetsu Kakaku (情熱価格), em dois tamanhos, de 24 e 42 polegadas. Pode assistir seus filmes e séries favoritos em telas de tamanho grande, deixando o smartphone ou o tablet para quando estiver fora de casa.

Como não tem canais para sintonizar as emissoras de tevê, o controle remoto tem botões alfanuméricos e os 4 mais usados como Google Play, YouTube, Prime da Amazon e Netflix. Simples assim.

Conecte outros dispositivos

Por ter terminais HDMI, é possível, não apenas assistir a vídeos online, mas também conectar consoles de videogame, reprodutores de DVD e Blu-ray e laptops. 

Dois tamanhos (divulgação)

E como fica o pagamento da NHK?

Se um contato da NHK bater à sua porta para pedir a assinatura e fazer o pagamento, pode informar que seu aparelho de tevê não sintoniza canais, somente programação online.

Quanto custam

Os dois tamanhos da Smart TV começarão a ser vendidos na sexta-feira (10), nas lojas Donki. 

O de 24 polegadas custa ¥21.780 e o de 42 polegadas sai por ¥32.780.

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!