Pesquisadores identificam ‘fator X’ nas baixas taxas de Covid-19 no Japão

As baixas taxas de morte e infecção grave por Covid-19 no Japão comparadas a países no Ocidente têm sido um mistério.

Teste rápido de antígeno (ilustrativa/banco de imagens)

Um fator genético ligado aos glóbulos brancos encontrados em mais da metade dos japoneses pode ajudar o corpo a lutar contra a Covid-19, ativando células imunes que reconhecem vírus da gripe sazonais, de acordo com um estudo do instituto de pesquisa Riken do Japão.

Publicidade

A pesquisa, publicada online no jornal britânico Communications Biology, faz parte de um esforço para se aprofundar no que parecem ser taxas relativamente baixas de morte e doença grave em decorrência da Covid-19 no Japão.

O estudo se centra em células T “matadoras”, parte da resposta imune quando um vírus invade o corpo. Essas células buscam e destroem aquelas infectadas por vírus, identificando-as através de peptídeos, ou fragmentos de proteínas de vírus específicos.

A equipe do Riken analisou um tipo de antígeno leucocitário humano chamado HLA-A24. HLAs, proteínas localizadas na superfície dos glóbulos brancos, representam um papel importante no mecanismo de defesa do corpo que ativa as células T.

A HLA-A24 é encontrada em cerca de 60% de pessoas de etnia japonesa. Quando um peptídeo chamado QYI derivado da proteína spike do vírus SARS-CoV-2 foi introduzido em amostras de sangue de doadores com HLA-A24, as células T matadoras nas amostras responderam ao se multiplicarem.

Enquanto a HLA-A24 seja comum em alguns grupos asiáticos, ela é mais escassa no Ocidente, geralmente aparecendo em cerca de 10 a 20 por cento das populações americanas e europeias.

“Isso pode ser considerado um fator X”, disse Shin-ichiro Fujii, líder da pesquisa no laboratório de imunoterapia do RIKEN, que estava envolvido no estudo.

Mas esse teste examinou apenas células particulares e mais pesquisas sobre como os sistemas imunes das pessoas com HLA-A24 respondem quando infectadas pela SARS-CoV-2 ainda são necessárias.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão de número 22 pode ser o último do ano

Publicado em 13 de dezembro de 2021, em Tempo

Um ciclone tropical no Pacífico se transformou em tufão, o 22.º do ano.

Previsão de curso do tufão de número 22 (Yahoo!)

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, informou às 16h de segunda-feira (13) que o ciclone tropical próximo às Ilhas Carolinas, no Oceano Pacífico ocidental, se transformou no 22.º tufão do ano, às 13h15. 

Publicidade

Batizado de Ray, o tufão tem 998hPa de pressão atmosférica central e se move a oeste, a uma velocidade de 30km/h, em direção a Mindanau, a segunda maior ilha das Filipinas.

Deverá assolar esse país, com potência de muito forte e área de tempestade de 590Km, com previsão de aproximação em 16 deste mês.

Este tufão não se aproximará do Japão e poderá ser o último do ano, pois a média é 1 no mês de dezembro.

A previsão é de que assole as Filipinas, como tufão muito forte (AMJ)

Fontes: AMJ, Yahoo! e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!