A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou sobre a ocorrência de um terremoto de magnitude 5, ao sul da província de Ibaraki, às 12h31 de domingo (12).
O epicentro do terremoto foi a uma profundidade de 50k, no lado sul de Ibaraki, o que causou abalo sísmico de intensidade máxima de 4 nas cidades de Kasama, Shirosato, Yuki, Chikusei e Bando. E em diversas outras cidades da província foram sentidos abalos de intensidade 1 a 3.
Na província de Tochigi, as cidades com abalo de intensidade 4 foram: Ashikaga, Tochigi, Sano e Shimotsuke.
As cidades com intensidade 4 em Gunma foram Kiryu, Ota, Tatebayashi, Itakura, Chiyoda e Oizumi.
Na província de Saitama as cidades de Kazo, Kuki, Misato-cho e Iwatsuki-ku na cidade de Saitama, Kasukabe e Miyashiro tiveram abalo de intensidade 4.
Nas províncias de Chiba e Tóquio os abalos foram de intensidade sísmica máxima de 3, enquanto em Fukushima, Yamanashi, Nagano, Shizuoka, Miyagi, Yamagata, Niigata e Gifu a intensidade máxima foi de 2.
O terremoto não gerou alerta de tsunami.
O tremor durou cerca de 30 segundos, segundo a NHK. Até as 13h não havia notícias de danos humanos ou materiais. Por questão de segurança a JR suspendeu temporariamente as operações do shinkansen, como também da linha de trem de Utsunomiya.
Fontes: AMJ, NHK e Yahoo!