Desde quinta-feira (23) o governo da província de Gifu começou a oferecer o teste do coronavírus, gratuito, para os residentes que por algum motivo não podem receber as doses da vacina e para menores de 12 anos.
Isso ajudará os residentes locais a apresentar o resultado negativo nos locais onde se requer – eventos e restaurantes – como também para que possam viajar.
Os testes estão disponíveis na rede de drogarias V. Drug, em 15 cidades, inicialmente. A pessoa pode escolher entre os testes de antígeno (抗原検査, lê-se kogen kensa), com amostra da saliva; ou PCR, após confirmar sua identidade.
O resultado do teste de antígeno sai em 20 minutos e é enviado para o e-mail do smartphone, com validade de 2 dias para a apresentação.
Já o resultado do PCR leva mais tempo, até 2 dias, e também é enviado por e-mail. A validade é de 4 dias a partir da data de coleta da amostra.
Os testes serão possíveis em 25 cidades da província, ainda durante o mês de dezembro. Os locais detalhados serão publicados na página web da província.
Aichi
O governo da província de Aichi pretende oferecer os testes gratuitos em pelo menos 1.750 locais, para o mesmo público alvo de Gifu.
Deverá divulgar ainda este mês, pois está em fase de seleção dos locais.
Mie
Segundo informação da Nagoya TV, o governo de Mie está em fase de ajustes com as drogarias e farmácias para poder oferecer os testes gratuitos. Deverá ter uma posição até o final do mês.
O governo do país oferecerá testes gratuitos nas províncias de Osaka, Quioto e Okinawa.
Fontes: Gifu Shimbun e Nagoya TV