As atividades de resgate continuam nos locais devastados pelos tornados, um após outro, nos Estados Unidos, em 6 estados do sul e centro-oeste, da noite de sexta-feira para sábado (11).
No estado de Kentucky, uma fábrica desabou e a segurança dos funcionários ainda não foi totalmente confirmada. O governador disse que o número de mortos poderá passar de 100.
Um dos fatores que dificulta as operações de resgate é que os locais destruídos pelos tornados estão sem energia elétrica, depois da violenta tempestade que destruiu casas e edificações, causando a falta de energia elétrica e água.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, houve mais de 30 relatos de tornados, alguns dos quais causaram danos em mais de 250 milhas ou cerca de 400km, em Arkansas, Missouri, Mississipi, Tennessee, Kentucky e Illinois.
O presidente Joe Biden declarou estado de emergência em Kentucky no sábado e instruiu a Federal Emergency Management Agency (FEMA) e o Departamento de Segurança Interna a apoiarem as operações de resgate. Biden conversou por telefone com 6 governadores para as medidas de socorro.
“É provavelmente um dos maiores desastres de tornados da história dos Estados Unidos, uma tragédia“, disse o presidente.
Uma mulher que se ofereceu como voluntária do estado vizinho de Tennessee disse: “Sinto muito por aqueles que foram atingidos por tal desastre antes do Natal. Espero que não percam as esperanças“.
Assista ao vídeo gravado por um drone, por Brandon Clement, via NPR-National Public Radio.
Fontes: NNN, Mainichi e NHK