Um grupo de pesquisadores internacionais diz que estudos conduzidos por eles mostram que a variante ômicron do coronavírus causa sintomas menos graves nos pulmões de hamsters do que a delta.
Yoshihiro Kawaoka, professor de projetos no Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Tóquio, é um dos líderes do grupo. As descobertas foram divulgadas no jornal de ciência Nature.
Os pesquisadores examinaram diferenças nos sintomas em hamsters separadamente infectados pelas variantes ômicron e delta.
Segundo eles, 3 dias após serem infectados, os hamsters com a variante ômicron tinham quantidades muito menores do vírus em seus pulmões do que aqueles com a delta.
Imagens de tomografia computadorizada mostram que houve casos em que animais com a variante delta desenvolveram pneumonia, assim como pacientes humanos com covid-19.
Entretanto, eles descobriram que hamsters infectados pela ômicron tiveram apenas leve inflamação nos pulmões.
Em certas circunstâncias, de acordo com os pesquisadores, os hamsters com a ômicron morreram.
O grupo diz que seus estudos com os hamsters mostram que a variante ômicron é menos patogênica e tem uma habilidade menor de proliferar do que a delta.
Embora os sintomas sejam mais leves, os pesquisadores ainda pedem às pessoas que tomem cuidado, principalmente idosos e aqueles com sistemas imunes fracos.
Fonte: NHK