Foi confirmado que no período entre 21 de janeiro e 13 de fevereiro serão aplicadas as medidas especiais para conter a propagação do novo coronavírus em 13 províncias.
Gunma
O governo da província de Gunma solicitou aos cidadãos que se abstenham de sair para jantar ou beber em grupos grandes. Que seja de no máximo 5 pessoas e com todos os cuidados preventivos. Que se abstenham de se deslocar para outras províncias e evitar os locais com risco de infecção.
Em relação aos horários de expediente reduzidos e a compensação financeira para os estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas, podem escolher entre 3 opções: não servi-las, servir até as 20h ou atender até as 21h mas o último pedido dos drinks é até as 20h. Dependendo da escolha serão pagos de 25 a 100 mil ienes por dia.
Chiba
Em relação aos cidadãos os pedidos são os mesmos da província de Gunma.
O governo não pretende solicitar aos restaurantes e bares certificados pelo controle de infecção que se abstenham de servir bebidas alcoólicas, mas solicita a redução do horário comercial, para fechar às 21h.
Por outro lado, para os estabelecimentos não certificados estão sendo feitos ajustes para solicitar que não sirvam drinks com álcool ao longo do expediente.
Os valores das compensações ainda não foram divulgados.
Saitama
O governo local solicita que os restaurantes se abstenham de fornecer bebidas alcoólicas durante todo o expediente. Mas, se o estabelecimento se registrou para a aplicação do pacote vacina e teste, os drinks com álcool poderão ser servidos até 20h30, desde que o cliente confirme se foi vacinado ou fez o teste.
Fontes: NHK e Jomo News