Na quinta-feira (20), o Ministro da Defesa, Nobuo Kishi, informou que enviará o mais rápido possível equipes e água mineral a Tonga, país que sofreu severos danos causados pela erupção seguida de tsunami.
Serão enviados ainda na quinta-feira, 300 pessoas da SDF-Forças de Autodefesa do Japão e duas aeronaves C130H, levando água mineral e outros suprimentos de emergência.
“Além disso, assim que os suprimentos estiverem prontos, planejamos despachá-los pelo navio cargueiro Osumi”, informou o ministro.
Esse navio da SDF carregará também equipamentos para remover as cinzas vulcânicas, bem como carros de carga para serem usados no local e um helicóptero, o CH47. Segundo o ministro, o navio deverá chegar na Austrália em um dois dias e depois seguirá para o destino final, que é Tonga.
Fumio Kishida, o primeiro-ministro japonês, informou na quinta-feira que trabalhará em estreita cooperação com a Austrália e Nova Zelândia no apoio a Tonga.
No dia anterior, quarta-feira, ele informou sobre a ajuda emergencial de mais de 1 milhão de dólares – cerca de 115 milhões de ienes – ao governo tonganês.
Fontes: ANN e Asahi