Japão estuda diminuir maioridade de 20 para 18 anos

A idade de maioridade deve diminuir dos atuais 20 para 18 anos, quando o Código Civil alterado se tornar efetivo em 1º de abril.

Jovens japonesas usanso quimonos coloridos em dia de cerimônia da maioridade no Japão, em rua de Tóquio (banco de imagens)

O ano de 2022 está trazendo com ele uma revisão nas leis do Japão que diminuirá a idade adulta oficial pela primeira vez em cerca de 140 anos.

Publicidade

A idade de maioridade deve diminuir dos atuais 20 para 18 anos, quando o Código Civil alterado se tornar efetivo em 1º de abril.

A partir dessa data, qualquer um que tenha 18 anos pode se casar sem consentimento dos pais. Atualmente, as mulheres têm permissão para casar a partir dos 16 e os homens 18, mas a aprovação dos pais é exigida até a idade de 20 anos.

Aqueles com 18 anos ou mais também poderão solicitar cartão de crédito ou pegar empréstimo sem o consentimento dos pais.

Um cidadão japonês que tem dupla nacionalidade aos 18 anos terá dois anos para escolher somente uma delas. Atualmente, eles têm até a idade dos 22 para tomar a decisão.

Aqueles com a idade de 18 anos também poderão registrar mudança em seu gênero.

Entretanto, pessoas com menos de 20 anos ainda serão proibidas de beber, fumar ou se envolver em qualquer uma das formas de jogos de azar legalmente permitidas no Japão, incluindo corrida de cavalos.

Jovens com 18 e 19 anos continuarão a ser protegidos sob a lei juvenil. Contudo, eles serão tratados de forma diferente daqueles com idade igual ou abaixo de 17 em algumas partes do processo legal.

A idade legal da maioridade está sendo reduzida pela primeira vez desde 1876, entretanto, preocupações foram levantadas em relação aos jovens consumidores estarem sob grande risco de se envolverem em problemas financeiros.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nevasca causa transtornos no último dia do ano

Publicado em 1 de janeiro de 2022, em Tempo

Passou o pico da neve e da nevasca em várias regiões, mas em Quioto algumas dezenas de passageiros tiveram que passar o Réveillon dentro do trem.

Hikone, cidade em Shiga, na manhã de sábado (NHK)

No primeiro dia de 2022 o pico da nevasca em boa parte do Japão passou, mas deixou marcas provocadas por uma das piores frentes frias desta temporada, pois a queda dos flocos brancos foi de 2 a 4 vezes maior do que o considerado normal

Publicidade

Somente no norte e nordeste do país ainda há previsão de queda de neve. A recomendação nesses locais é de atenção com as avalanches e cuidados no trabalho de remoção da neve acumulada

Quase 3 metros de neve acumulada

Até as 11h de sábado (1.º) foram observados acúmulos elevados por causa da nevasca:

  • 2,85 em Sukayu (Aomori)
  • 1,78m no vilarejo de Hinoemata (Fukushima)
  • 1,72m em Minakami (Gunma)
  • 1,15m no vilarejo Shirakawa (Gifu)
  • 83cm em Aomori (província homônima)
  • 50cm em Maibara (Shiga)
  • 41cm em Toyama (província homônima)
  • 34cm em Toyooka (Hyogo)

Acúmulos em Fukui, Shimane, Shiga, Toyama, Gifu e Aichi

Na província de Fukui, até as 6h de sábado, na cidade de Ono foi constatado um acúmulo de 87cm, na capital foi de 24cm e em Echizen, onde residem muitos brasileiros, chegou a 21cm

Na província vizinha de Ishikawa foi constatado 24cm em Kanazawa. Na cidade de Toyama (província homônima) chegou a 40cm.

Em Matsue (Shimane), até as 16h de sábado o acúmulo mediu 38cm.

Na província de Shiga a queda de neve foi intensa, de novo. No lado sul ficou entre 20 a 30cm, enquanto do lado norte chegou a 40cm.

Visibilidade ruim na rodovia em sentido a Kuwana, Mie, na tarde de sexta-feira (Nagoya TV)

Na região Tokai um trecho da via expressa Tokai-Hokuriku foi fechado por causa da queda de uma árvore com o peso da neve, no sábado. A temperatura mínima em Nagoia (Aichi) chegou a 0ºC mas a neve foi moderada. Em Mie, o máximo de acúmulo foi de 19cm em Inabe.

Amargo revéillon dentro do trem

No Ano Novo as companhias aéreas ANA suspendeu 39 voos até o meio-dia e a JAL, 4.

Funcionário da JR oferece bebida a uma passageira dentro do trem parado (Yomiuri)

Na noite de sábado (31), cerca de 30 passageiros tiveram que passar a noite dentro dos vagões dos 3 trens da linha JR San-in, os quais pararam entre Sonobe e Fukuchiyama (Quioto). O motivo foi a queda de árvores afetadas pela nevasca. Outros cerca de 15 passageiros conseguiram descer e voltar para casa de táxi.

Os funcionários da JR distribuíram onigiri, chá e cobertores para esses passageiros que tiveram um Réveillon inesperado, normalizando somente na manhã de sábado, por volta das 9h.

Veja o vídeo da nevasca, na manhã de sábado, na vila de Higashi Naruse (Akita).

Fontes: Yomiuri, WeatherNews, NHK, Fukui Shimbun, San'in Shimbun, Kyoto Shimbun e Nagoya TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!