A atividade chamada de ichigogari – colher morangos na fonte – já começou na área da estação da estrada (michi no eki) Aito Marguerite, na província de Shiga.
São 7 estufas de cultivo e produção de morangos na mesma área da chácara, portanto, abriga muito mais visitantes.
Dentro de cada estufa se sente o doce aroma dessa fruta, que segundo os produtores, está mais firme e doce nesta temporada favorecida pelas sequências de quedas de neve.
A temporada mal começou e segue até meados de março. As principais variedades são Akihime, de tamanho grande, mais doce, macia e tem pouca acidez; e Yotsuboshi, a qual tem um equilíbrio de acidez e doçura.
“Akihime é doce e popular entre as crianças, então convido toda a família”, disse Yoshiki Nishikawa, 47 anos, dono de 3 estufas.
Até 13 de março a chácara recebe os visitantes nos sábados, domingos e feriados. Após essa data, será ampliado para os dias úteis e o período do ichigogari segue até o final de maio.
Para conhecer os tipos de morango mais populares no Japão toque aqui.
E saiba como conservar os morangos fresquinhos (toque aqui).
Nessa estação de estrada tem locais para comprar hortaliças frescas, loja de gelato, sucos e geleias, café e restaurante, e parquinho para as crianças. É um local onde se pode passar um dia de lazer com a família ou amigos.
Aito Marguerite Station
- Para a visita é necessário fazer reserva (toque aqui)
- Tempo para colher os morangos: 45 minutos
- Datas: sábado, domingo e feriado
- Horário: 9h às 14 (último horário de visita)
- Tarifa: ¥1.980 para idade acima do ginásio e ¥1.760 para crianças de 3 anos ao 6.º ano primário. A partir de 19 de março fica um pouco mais barata
- Local: toque aqui para abrir o mapa, fica em Higashiomi
Fontes: Kyoto Shimbun e divulgação