A frente fria sobre as províncias banhadas pelo Oceano Pacífico, de Shizuoka a Kanto, desde antes da tarde de quinta-feira (6), foi a causa do frio e da neve. Em Tóquio o acúmulo chegou a 10cm até a manhã de sexta-feira (7).
A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão emitiu um alerta de neve pesada em Tóquio, em Chiba e na parte sul de Ibaraki, excluindo as ilhas, pela primeira vez em 4 anos.
É também a primeira vez em 4 anos, desde janeiro de 2018, que uma queda de neve de 10 cm ou mais foi observada nos 23 distritos de Tóquio.
Consequências da neve em Kanto: 800 acidentes na quinta-feira
Segundo o Corpo de Bombeiros de Tóquio, até as 21h de quinta-feira 52 pessoas de 9 a 97 anos foram socorridas por terem se ferido por tombo ou escorregão, dos 23 distritos.
Na quinta-feira, diversos voos que partiriam de Narita e Haneda foram suspensos e cancelados. Na manhã de sexta-feira, 9 voos da ANA, de Narita, com destino a Fukuoka ou Osaka foram cancelados.
A empresa de logística, Sagawa, informou que teve que interromper os recebimentos e também as entregas de encomendas nos 23 distritos de Tóquio, Kanagawa e parte de Chiba.
Entre meio-dia e 21h o Departamento de Polícia Metropolitana atendeu 800 acidentes na capital.
Um caminhão deslizou e capotou na Rainbow Bridge, por volta das 16h, em Tóquio, causando paralisação. Na Tokyo Gate Bridge, por volta das 18h30, ocorreu uma paralisação de mais de 100 veículos. Por causa disso, os policiais distribuíram pães e água aos motoristas, por volta das 3h30 de sexta-feira.
Ocorreram acidentes com caminhões em Shibuya-ku e Kasukabe (Saitama), causando ferimentos leves nos motoristas.
Diversos trechos da Shuto ficaram temporariamente fechados por causa da neve.
A polícia informou que em Saitama 4 pessoas caíram e tiveram fraturas.
Shizuoka: acúmulo de neve causa acidentes
O acúmulo de neve chegou a 4cm em Hamamatsu e 3 em Gotenba.
Até as 15h de quinta-feira, na província de Shizuoka ocorreram 23 acidentes de tráfego com danos materiais por causa de deslizamentos nas rodovias cobertas pela neve, e outros 4 que causaram ferimentos nos motoristas e passageiros.
Fontes: SATV, News Digest, FNN, NNN, ANN, JNN, Mainichi e NHK