Ômicron no Japão: antecipação da 3.ª dose e prorrogação das medidas de fronteira

As medidas de fronteira serão prorrogadas até o final de fevereiro e o governo quer acelerar a vacinação para toda a população alvo.

Fumio Kishida (NHK)

Na terça-feira (11), Fumio Kishida, o primeiro-ministro do Japão, informou que adotará novas medidas em resposta à rápida disseminação da infecção pelo novo coronavírus.

Publicidade

Uma delas é manter as medidas de fronteira, da suspensão da entrada de estrangeiros com visto novo, até o final do próximo mês, respeitando os pontos de vista humanitário e de interesse nacional.  

A outra é estabelecer locais de vacinação em larga escala, em colaboração com a Força de Autodefesa do país, para apoio aos governadores, para a dose de reforço, não só para os idosos, como também para o público alvo em geral, utilizando os estoques em todo país. Mas, incluirá as da farmacêutica Moderna, a partir de março.

Para as famílias que desejam inocular os filhos com idade acima de 12 anos, disse da importância devido à infecção pela ômicron em pessoas jovens. Por isso, depois dos procedimentos necessários, o mais rápido possível, poderá ser iniciado para quem o desejar.  

Atendimento médico

Para facilitar a visualização do status operacional do atendimento médico, pretende divulgar os resultados das inspeções feitas pelas províncias de Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima, sob a aplicação das medidas prioritárias. 

Em relação às demais províncias deverá anunciar na quarta-feira (12).

Informou que o número de instituições médicas que apoiam o tratamento médico domiciliário ou nas instalações hoteleiras chegou a 16 mil, em todo o país, ultrapassando o plano de 30%.  

Além disso, destacou que, se o número de infectados aumentar, a carga de trabalho dos centros de saúde e governos locais que coordenam ficará mais pesada. Para aliviar quer promover o desenvolvimento de uma rede que não dependa de centros de saúde, utilizando a TI-Tecnologia da Informação.

Escolas e empresas

À medida que aumenta o número de casos diários, aumentam também as pessoas que faltam ao trabalho ou à escola, causando fechamento das instituições de ensino. 

Disse que está solicitando às empresas e aos governos locais que preparem planos de continuidade das atividades, como expandir o home office.

Em relação ao sistema de ensino incentiva o preparo de aulas online e a garantia do aluno poder fazer as provas, com flexibilidade.

O importante é salvar a vida das pessoas. É uma luta contra um vírus desconhecido, mas com preparação suficiente, sem medo demais, queremos superar com toda a população cooperando”, destacou Kishida.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: Japão estende proibição de novas entradas de estrangeiros até fevereiro

Publicado em 11 de janeiro de 2022, em Sociedade

O Japão manterá suas fronteiras fechadas por enquanto devido a preocupações com a variante ômicron da covid-19.

Placa indicando chegadas internacionais no Aeroporto de Kansai em Osaka (banco de imagens)

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou nesta terça-feira (11) uma extensão de uma proibição sobre novas entradas estrangeiras enquanto o governo tenta impedir a propagação da altamente transmissível variante ômicron da covid-19.

Publicidade

“Manteremos o quadro até o fim de fevereiro”, disse Kishida aos repórteres, após ele ter sinalizado no início deste mês que as regras seriam estendidas.

“Tomaremos todas as respostas necessárias em linha com interesses humanitários e nacionais”.

Kishida fez um apelo ao público para manter a calma e usar máscara, citando que a ômicron parece produzir sintomas menos severos do que variantes anteriores, mas que “a taxa de casos graves poderia aumentar se as infecções se espalharem entre os idosos”.

O primeiro-ministro alertou que “há muitas coisas que ainda não sabemos sobre a ômicron”, prometendo “adaptar a maneira que respondemos ao coletar ativamente conhecimento científico”.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!