Ilustrativa (banco de imagens)
Seis ex-residentes da província de Fukushima moveram uma ação judicial na quinta-feira (27), afirmando que desenvolveram câncer de tireoide por exposição à radiação após o acidente nuclear em março de 2011 na usina de propriedade da Tokyo Electric Power Company Holdings Inc.
Publicidade
Na ação judicial, apresentada junto ao Tribunal Distrital de Tóquio, as requerentes, que tinham entre 6 e 16 anos na época do acidente, exigiram que a companhia pague um total de 616 milhões de ienes em indenização.
Esse é o primeiro processo sobre o acidente nuclear que foi apresentado por ex-residentes da província no nordeste do Japão com base em incidência de câncer de tireoide, de acordo com os advogados das requerentes.
Em uma coletiva de imprensa na capital Tóquio após o processo ter sido apresentado, uma requerente na faixa dos 20 anos disse, “espero que aumentar nossas vozes ajude o público a compreender a atual situação e tornar a situação melhor, mesmo l, ll se levemente”.
A mulher foi diagnosticada com câncer em 2016 e passou por uma cirurgia em 2017. Após arrumar um trabalho, ela teve que mudar de carreira devido a problemas de saúde.
Fonte: Nippon