O governador da província de Shiga, Taizo Mikazuki, declarou emergência médica própria, na sexta-feira (14), diante do aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Nesse dia foram confirmados 281 novos casos, o segundo maior número da epidemia.
O motivo é que a taxa de utilização dos leitos hospitalares passou de 44% na quinta para 50% na sexta-feira. Por isso, além dessa declaração de emergência médica, informou que revisou o critério de internação dos pacientes para evitar colapso no sistema médico.
Passarão a ser internados somente os pacientes em estado moderado e acima disso. Especialmente os pacientes mais jovens e com sintomas leves receberão tratamento em casa ou em instalações designadas.
Está marcada uma reunião com os médicos na segunda-feira (17) para decidir sobre a data de início desse novo sistema.
“Dada a possibilidade de que o número de pacientes com doença moderada ou mais alta aumente e a infecção se espalhe aos idosos, é necessário renovar os padrões para que o sistema médico funcione”, declarou Mikazuki.
Explicou que a velocidade da infecção na sexta onda é superior ao da quinta e “é preciso manter uma prontidão para atendimento médico a quem precisa de internação”.
Também informou que se a taxa de uso de leitos exceder os 70%, considera solicitar ao governo do país a aplicação das medidas prioritárias para prevenção da propagação da infecção.
Fontes: Kyoto Shimbun, NHK e KTV