A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou sobre a ocorrência de um terremoto de magnitude 6,4 à 1h08 de sábado (22).
O epicentro foi em Hyuga-Nada, na costa do Oceano Pacífico, na região de Kyushu, a 40km de profundidade.
Os abalos sísmicos foram de intensidade 5 forte, 5 fraca, 4 e abaixo disso.
Nas cidades de Saiki, Oita e Takeda na província de Oita, e Takachiko e Nobeoka, na província de Miyazaki os abalos foram de intensidade 5 forte.
Em Sakumo (Kochi); Aso, Takamori e Ubuyama (Kumamoto); Usuki e Yufu (Oita); e Tsuno, Misato e Shiiba (Miyazaki), o tremor foi de intensidade 5 fraca.
Mas, em outras cidades das províncias de Yamaguchi, Ehime, Kochi, Fukuoka, Kumamoto, Oita e Miyazaki, houve um tremor de intensidade 5.
Em diversas cidades das províncias de Hiroshima, Yamaguchi, Ehime, Kochi, Fukuoka, Saga, Kumamoto, Oita, Miyazaki e Kagoshima foi conferido abalo de intensidade 4.
Em outras províncias como Hyogo, Tottori, Shimane, Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa, Ehime, Kochi, Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki e Kagoshima o tremor foi de intensidade 3.
Tremores de intensidade 1 e 2 foram constatados em todas essas províncias acima, as da região Tokai, Kansai, Hokuriku e até Tóquio.
Segundo a AMJ não há risco de tsunami em decorrência deste terremoto.
Estão sendo feitos levantamentos para verificar se ocorreram danos humanos e materiais.
Logo depois, à 1h17 teve mais um, leve; em seguida, à 1h21, ocorreu mais um terremoto no mesmo local, de magnitude 4,5, com intensidade máxima 3 com abalos em Miyazaki e Oita.
Fontes: NHK, Yahoo! e AMJ