Um representante da ONU, encarregado do apoio local, realizou uma coletiva de imprensa online, de Fiji, na quarta-feira (19), para explicar sobre os danos causados pela erupção vulcânica do Hunga Tonga Hunga Ha’apai no Pacífico Sul.
#NASAWorldview Image of the Week: Explosive Eruption of #HungaTonga – Hunga Ha'apai Volcano as observed on Jan. 15, 2022 by the ABI instrument aboard the @NOAA GOES-West satellite. Learn more: https://t.co/1qBhuelg3J GeoColor Imagery provided by NOAA/NESDIS/STAR pic.twitter.com/yRkR0bfg9U
— NASAEarthdata (@NASAEarthData) January 18, 2022
O responsável revelou que o trabalho de remoção das cinzas vulcânicas acumuladas no aeroporto está difícil, muito mais do que se imaginava, e os suprimentos de socorro não puderam ser transportados por aeronaves.
A erupção vulcânica submarina, em grande escala, perto de Tonga, em 15 deste mês, causou danos materiais sem precedentes. Até a noite de terça-feira (18) foram confirmadas 3 mortes, incluindo a voluntária britânica Angela Glover, e muitos estão feridos, mas não se sabe o número exato, pois o país está sem comunicação.
Ele enfatizou que levará vários dias para que os navios cheguem da Nova Zelândia e de outros países, e que é urgente remover as cinzas da pista para transportar prontamente suprimentos de emergência, como água potável, pois as cinzas vulcânicas contaminaram a água.
Além disso, o responsável disse que o governo tonganês está tomando medidas rigorosas na fronteira por causa do novo coronavírus, portanto, nenhum novo pessoal será enviado.
Até agora são 20 funcionários da ONU em trabalho de campo desde a erupção. Por outro lado, expressou sua intenção de continuar o apoio entrando em contato com a equipe, por telefone via satélite.
Danos devastadores em Tonga
O noticiário SBS mostrou uma foto de prédios desmoronados, aeroporto coberto de cinzas e danos catastróficos no litoral. As primeiras imagens de Tonga mostram um quadro sombrio.
O Presidente da Assembleia Legislativa de Tonga, Lord Fatafehi Fakafānua, explicou que “as ondas tinham de cinco a 10 metros de altura, o que é muito mais alto do que a maioria das casas. Então, só podemos imaginar a devastação e o medo das pessoas tentando fugir para salvar suas vidas“, disse ele para a SBS News.
“Os danos foram devastadores nas ilhas do norte“, avalia.
https://twitter.com/galla_go/status/1483646708814917633
Fontes: NHK e SBS